Seja solidário com o seu IRS

Há sempre formas de ajudar quem precisa e, nalguns casos, sem dar mais por isso. Pode fazê-lo, por exemplo, quando entregar o seu IRS.

A Lei nº 16/2001 (artigo 32 nº 4 e 6) regulamenta estes atos de solidariedade através da consignação do imposto já liquidado pelo cidadão contribuinte.

Uma parte dos seus impostos pode beneficiar uma entidade à sua escolha.

Podem ser instituições religiosas, instituições particulares de solidariedade social (IPSS) ou pessoas coletivas de utilidade pública, pessoas coletivas de utilidade pública de fins ambientais ou instituições culturais com estatuto de utilidade pública.
Lembre-se que, quando preencher a declaração de IRS, deve identificar no quadro 11 do modelo 3 do IRS (rosto) a opção “Instituições particulares de solidariedade social ou Pessoas Coletivas de Utilidade Pública” com o contribuinte da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Arrifana, NIF: 501 291 784.

A consignação de 0,5% do seu IRS para uma instituição não tem qualquer custo para si, apenas permite reverter estes 0,5% do imposto que o Estado receberia para uma instituição à sua escolha.

Pode também consultar a lista através do Portal das Finanças.

Quando fazê-lo?

Em 2021 a consignação do seu IRS pode ser feita a partir deste momento até ao dia 30 de junho.

Como fazê-lo?

Faça já a sua consignação fiscal, não precisa de esperar pelo dia em que deve entregar/validar a sua a Declaração de Rendimentos (entre 1 de abril e 30 de junho).

Quando chegar a data de entrega/validação do IRS, apenas tem de confirmar a sua opção.

Siga os seguintes passos:

Aceda ao Portal das Finanças, aqui;

Inicie a sessão em Autenticar;

Selecione “todos os serviços” (o último da coluna da esquerda);

Procure o item “Dados pessoais relevantes” (surge por ordem alfabética);

Escolha a opção “comunicar Entidades a Consignar IRS/IVA”;

Inscreva o seu NIF e a sua “password”;

Valide clicando em Autenticar;

No quadro que surge:

Insira o NIF da AHBV Arrifana– 501 291 784;

Ou clique na lupa e selecione Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Arrifana (Surge por ordem alfabética);

Ou escreva em “filtrar por”;

Verifique se ficou inserido o nome da nossa Associação e se o NIF está correto;

Clique em “Obter comprovativo”;

Fique com uma cópia gravando em “guardar como” e/ou em “imprimir”.

Modelo 3 tradicional

Se preferir só fazer a doação aquando da entrega/validação da Declaração Anual de Rendimentos tradicional (modelo 3), a consignação faz-se no Quadro 11 da folha de “Rosto”, colocando uma cruz na 2ª opção “Instituições particulares de solidariedade social ou pessoas coletivas de utilidade pública” e outra no quadrado IRS. Se estiver abrangido pelo IRS Automático, a consignação efetua-se na área “Pré Liquidação”.

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Arrifana, agradece a sua solidariedade. Esta campanha é essencial para permitir a continuidade da ação nossa Associação em prol de uma melhor prestação de serviços.

Este procedimento não implica qualquer custo para si, nem altera em nada os seus benefícios fiscais.

Como preencher o seu IRS, via eletrónica

Direitos reservados (MoneyLab | Youtube)